quinta-feira, 11 de março de 2010

Apresentando: Renata Botelho

A artista plástica Renata Botelho, natural do Rio de Janeiro, formada pela escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduada em Pintura.

A série "Criança como tema" surgiu primeiramente na gravura, onde desenvolvi trabalhos servindo-me de estudos para as futuras pinturas. No início da minha série e investigando o mundo infantil, meus trabalhos estavam com um caráter social e de denúncia, o que não era o meu objetivo, e sim retratar a criança com suas brincadeiras, no seu cotidiano, nas ruas e na escola. Foi a partir daí que decidi unir o tema, com a questão plástica e a poética de uma forma mais ampla, suprimindo a denúncia ou a ênfase social. A partir dessas observações, me motivei a produzir pintura, gravura e desenhos com este tema. Percebi que mesmo diante da realidade que envolve a criança, é possível retratá-la de uma forma mais poética, seja nas brincadeiras ou nos desafios travados no dia-a-dia.

Em cada trabalho trago uma cor primária, a sua complementar, as linhas e o suporte. A cor como elemento autônomo e expressivo. O suporte madeira e seu fundo natural funcionam como cor nas minhas composições e sua rigidez e as marcas do tempo remetem à memória da infância fantástica, misteriosa, ingênua, conturbada, aprisionada e liberta. A linha não se resume em contornos, mas também como preenchimento e retorno das formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário